Dr.Victor Palma
CIRURGIA VASCULAR
HomeCurrículoProcedimentosCheck-Up
Hipertensão Arterial
Contato
Consequências
Riscos Vasculares
H.A. Secundária
H.A. e o Diabetes
H.A. e o Colesterol
Infância e a H.A.
Mulheres e a H.A.
Idosos e a H.A.
Situações Especiais
Tratamento da H.A.
Hipertensão Arterial

 

O que é a Hipertensão Arterial?

A hipertensão arterial é a elevação persistente da pressão arterial ( P.A.) acima dos valores estabelecidos como norma. Eles foram fixados pela Sociedade Européia de Hipertensão em 140mm Hg  para a sistólica e em 90 mm Hg para a distólica. Um dos maiores perigos é que trata-se de uma mal silencioso, você pode ter a tensão arterial elevada e não demostrar nenhum sintoma em especial.

A Hipertensão Arterial é um sinal de alerta para os riscos vasculares como: infarto, angina - insuficiência cardíaca - , problemas renais e cerebrais. Por isso, ainda que uma pessoa encontre-se aparentemente com sua saúde adequada deve tomar medidas para o seu controle. Um tratamento correto e contínuo, diminui o risco individual.

 

Como adquirimos a Hipertensão Arterial ?

Na maioria das vezes acabamos não encontrados causas específicas. Contudo ainda sim existem alguns fatores que fazem com que se tenha um maior risco desenvolvê-la como: Histórico Familiar, Obesidade, Consumo elevado de Sal, Álcool, Cigarro, Falta de Atividade Física e também o Stress.

A Pressão Arterial no mundo

É uma disfunção muito comum no mundo todo e que afeta mais de 20% dos adultos com até 65 anos e mais de 50% dos adultos com mais de 65 anos. Hoje, as crianças também já estão sendo afetadas com essa patologia cerca de 15% delas tem este problema. 

Como prevenir a Hipertensão Arterial?

a) Todo o adulto com mais de 40 anos deve medir periodicamente a sua pressão arterial, principalmente se existe histórico familiar desta patologia;

b) Evite a obesidade;

c) Evite o sedentarismo;

d) Diminua a quantidade de sal ao preparar nas suas refeições e evite também os alimentos com muito teor de sódio;

e) Reduza ao mínimo a ingestão de gorduras animais na sua dieta e consuma mais verduras, legumes e fibras;

f) Não fume e evite ser fumante passivo;

g) Siga rigorosamente o tratamento prescrito pelo seu médico e não interrompa seu o seu conhecimento;

h) Se junto com a Hipertensão Arterial você estiver com o colesterol - LDL - elevado , diabetes ou quantidade de ácido úrico elevada, procure normaliza-los  visto que esses fatores associados potencializam quando associados a hipertensão.