Dr.Victor Palma
CIRURGIA VASCULAR
HomeCurrículoCheck-UpHipertensão ArterialContato
Angioplastia
Aneurisma
Diabetes/ Foot Care
Doenças Carotídeas
Embolia Pulmonar
Hiperlipidemia
Insuficiência Venosa
Trombose Venosa
Varizes
Emergency Medicine
Varizes

 

O que são?

As artérias levam sangue rico em Oxigênio para todo o seu corpo, já as veias prestam o trabalho de retorno do sangue ao coração com o sangue pobre em nutrientes. Quando o retorno do sangue torna-se dificultado surgem as veias varicosas ou varizes. No corpo temos três tipos de veias: as superficiais, as profundas e as perfurantes. As varizes ocorrem nas veias superficiais das pernas que são as próximas da camada superficial da pele.

 

    

 Por que elas acabam formando-se ?

 

 Existem diversos estudos apontado que simples fato de na evolução humana termos passado a caminhar sobre uma estrutura bípede, acarretou o surgimento de diversos problemas decorrentes da maior pressão exercida. Peso excessivo, Genética , Alimentação, Exercícios Físicos, Sexo do Indivíduo, Hormônios. Todas são observações levadas em conta no momento de diagnosticar a causa das Varizes e a maneira mais adequada de tratá-la. 

 

 

O Tratamento:

 
a) Meias de compressão: a função o uso das meias elásticas é comprimir as veias para que assim diminua o excesso do retorno de sangue no processo de volta do sangue ao coração. Desta forma as meias de compressão podem ser usadas na cura de úlceras e impedi-las de voltarem. Também são usadas como parte no processo de diminuíção de inchaços e dores.
 

 

b) Escleroterapia: durante o procedimento são injetadas substâncias químicas que vão "cicatrizando" os vazinhos, posteriormente absorvidos pelo corpo.

c) Cirurgia: existe um ponto em que os tratamentos menos invasivos tornam-se sem eficácia, neste momento a retirada da veia é indicada. Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a retirada da veia é feita em ambulatório e o paciente no mesmo dia, no máximo um dia após, já pode voltar para sua casa.